Página Inicial » Casa » Como consertar um secador de cabelos
Você está utilizando um navegador que não possibilita obter todos os recursos da web.
Utilize um navegador mais rápido, seguro e atualizado:

Baixe o Mozilla Firefox ou Google Chrome.

Como consertar um secador de cabelos

ÚLTIMAS LIDAS

Saiba como identificar e consertar os principais problemas de fucionamento de um secador de cabelos

Publicação: October 14, 2013 Visualizações: 469
Categoria: Casa
Secadores de cabelo são uma combinação de ambos os tipos de eletrodomésticos: os que aquecem e movem alguma coisa. Portanto, um secador de cabelo tem tanto um elemento calefator quanto um motor com palhetas.

A maioria das pessoas não se preocupa em consertar nem mesmo os problemas mais simples apresentados pelo secador de cabelo porque comprar um novo custa muito pouco. É mais fácil jogá-lo fora e comprar um novo. A longo prazo, contudo, talvez seja mais eficaz comprar um secador de melhor qualidade e fazer os consertos necessários em casa.

Como funcionam os secadores de cabelo

Secadores de cabelo são fabricados em várias formas e tamanhos, mas todos eles contêm os mesmos componentes e funcionam do mesmo modo. O secador de cabelo comum tem uma chave liga/desliga, um controle de velocidade, uma ventoinha e motor, uma chave de aquecimento, um elemento calefator e um fusível.

A chave de aquecimento controla a quantidade de corrente que chega ao elemento calefator, controlando assim o calor produzido pelo secador de cabelo. Já a chave de velocidade controla a velocidade do motor de palhetas e da ventoinha, e, conseqüentemente, a força do ar produzido pelo secador de cabelo. O fusível, um item de segurança, isola o elemento calefator se o aparelho esquentar muito.

Este corte transversal de um secador de cabelo mostra os diversos elementos responsáveis por seu funcionamento
Este corte transversal de um secador de cabelo mostra os diversos elementos responsáveis por seu funcionamento


Entre os consertos comuns em secadores de cabelo estão a manutenção da chave, da ventoinha, do elemento calefator e do fusível.

Manutenção da chave: as chaves liga/desliga, de controle de velocidade e de aquecimento funcionam do mesmo modo. Elas controlam a corrente que chega ao secador de cabelo, à ventoinha ou aos elementos.

Algumas chaves têm apenas duas posições: ligado ou desligado, alto ou baixo. Outras têm três ou mais. Contudo, todas são testadas e substituídas do mesmo modo.

1) Desligue o secador da tomada e, com cuidado, desparafuse e remova a tampa. É comum os parafusos estarem rebaixados perto da saída do motor.

2) As chaves ficam no cabo ou no corpo principal entre o cabo elétrico e o motor de palhetas e o elemento calefator. Remova a chave e desligue-a.

3) Usando o multímetro, veja se a chave funciona como deveria. Ou seja, uma chave liga/ desliga indica um circuito aberto (a luz do multímetro fica apagada) na posição desligado e um circuito fechado (a luz do multímetro fica acesa) na posição ligado.

Chaves de controle de velocidade e chaves de resistência mostram continuidade em todas as posições.

Manutenção da ventoinha: a ventoinha em um secador de cabelo puxa o ar por meio de um ventilador e o libera pelo bocal. A chave de controle de velocidade a alimenta com corrente elétrica.

As ventoinhas de secadores de cabelo costumam ser duráveis. As principais causas de problemas são cabelo e umidade - dois elementos encontrados em abundância no banheiro.

Cabelo, pêlos e outros itens podem entupir o filtro da entrada de ar. Para limpá-lo, use ar comprimido ou uma escova de dentes de cerdas macias.

Podemos limpar sujeira acumulada no filtro usando uma escova de dentes de cerdas macias
Podemos limpar sujeira acumulada no filtro usando uma escova de dentes de cerdas macias


A umidade pode danificar qualquer motor ao causar curto-circuito em seus componentes. Abaixo algumas dicas para testar e consertar o motor e a ventoinha do secador de cabelo.

1) Remova os parafusos e tire a tampa do aparelho.

2) Remova e inspecione as palhetas, consertando-as ou trocando-as se necessário.

3) Teste o motor usando um multímetro para ver se a corrente tem um trajeto fechado (luz do multímetro acesa) pelo motor. Caso contrário, retire e troque o motor por outro de mesmo tamanho e capacidade em watts..

Se não encontrar um motor para substituir o antigo, ou se ele custar mais do que metade do preço de um secador novo, compre outro secador.

Manutenção do elemento calefator: o elemento calefator em um secador de cabelo é um fio contínuo de alta resistência que passa em torno de uma estrutura isolante. Fica no bocal do aparelho ou no ventilador de saída. Ao receber a corrente elétrica, o elemento se aquece. A ventoinha adjacente força a passagem de ar pelo elemento, aquecendo-o antes que ele saia pelo bocal. Para testar o elemento calefator de um secador de cabelo, caso você suspeite de algum problema, siga as instruções abaixo.

1) Remova a tampa do secador e a proteção do elemento.

2) Localize os dois fios que chegam ao elemento. Inspecione visualmente os fios e o elemento calefator para ver se há rompimentos óbvios ou alguma sujeira.

3) Use um multímetro para verificar a continuidade. O circuito entre os dois fios deve ficar fechado (luz do multímetro acesa). Caso contrário, verifique o fusível.

4) Se o fusível funcionar adequadamente, substitua o elemento calefator por outro idêntico.

Manutenção de um fusível: o fusível fica no elemento calefator da maioria dos secadores de cabelo. O objetivo de um termostato bimetálico é desligar o elemento calefator do secador se houver aquecimento excessivo. Abaixo, instruções para testar o fusível.

1) Abra a tampa do secador para ter acesso ao elemento calefator.

2) Localize e inspecione o fusível, procurando sujeira, distorção ou descoloração.

3) Limpe os pontos de contato com lixa de papel. Remova sujeiras com alguns jatos de ar comprimido disparados a distância suficiente para evitar danos aos fios sensíveis do elemento calefator.

Agora é com você, leitor.

Gostou da matéria? Compartilhe com seus amigos.

"Conhecimento só é bom quando é repassado aos outros."
__

Fonte: http://casa.hsw.uol.com.br/como-consertar-eletrodomesticos9.htm
Veja também »