Página Inicial » Casa » Como consertar um chuveiro elétrico
Você está utilizando um navegador que não possibilita obter todos os recursos da web.
Utilize um navegador mais rápido, seguro e atualizado:

Baixe o Mozilla Firefox ou Google Chrome.

Como consertar um chuveiro elétrico

ÚLTIMAS LIDAS

Saiba como funciona e como consertar seu chuveiro elétrico efetuando a troca de seu resistor (resistência)

Publicação: November 10, 2013 Visualizações: 3221
Categoria: Casa
Não há nada pior que tomar um banho gelado num dia de frio! Principalmente quando se tem um chuveiro elétrico instalado, mas que não funciona. "Seus problemas acabaram"!

Neste artigo, você aprenderá como funciona um chuveiro elétrico e como efetuar a troca de seu resistor.

Funcionamento de um chuveiro elétrico

Ao ligar a torneira, a água dos canos é liberada e entra dentro do chuveiro com muita pressão. Parte dessa água se acumula dentro do chuveiro, em uma câmara, e empurra uma peça chamada diafragma que se verga, encostando nos contatos elétricos, que só então a corrente elétrica é acionada e a resistência aquece a água e começa a funcionar.

Corte transversal de um chuveiro elétrico e suas partes internas
Corte transversal de um chuveiro elétrico e suas partes internas


Nos chuveiros comuns existem chaves para escolher entre o modo Verão e Inverno. Quando a chave está na posição "Inverno", ou seja, a chave está na posição em que o resistor é "mais curto" (maior resistência), o chuveiro aquece mais porque passa mais corrente pelo elemento de aquecimento. Quanto mais curto for o resistor, maior sua resistência, ou seja, quanto menor seu valor ôhmico, mais corrente circula e, portanto, maior é a quantidade de calor gerado.

Outro fator que diferencia o aquecimento da água é o fluxo. Por exemplo, se dois chuveiro com mesma potência forem ligados com pressões diferentes, a temperatura da água que sai deles será diferente. Pois, quando se fecha levemente o registro, diminui o fluxo de água, logo mais calor gerado para uma quantidade menor de água. Assim, a temperatura aumenta.

Outro fator a ser considerado é o ΔT, ou seja, a diferença entre a temperatura inicial da água para a final. Se a água estiver muito fria, precisaremos de uma quantidade maior de energia ou maior potência para chegar a mesma temperatura do final comparado com uma água menos fria.

Substituição da resistência do chuveiro elétrico

1. Se a água do seu chuveiro elétrico não está mais esquentando verifique, em primeiro lugar, se não é um problema no disjuntor ou na parte elétrica de sua residência. Vá até o quadro de força e verifique se o disjuntor caiu por excesso de carga. Em caso afirmativo, ligue-o novamente e teste o chuveiro. Se, ainda assim, a água não esquentar, verifique novamente o disjuntor. Se ele estiver desarmado é sinal de sobrecarga na instalação elétrica. Nesse caso, procure a ajuda de um profissional.

2. Se o disjuntor não estiver desarmado, deve-se verificar se a resistência do chuveiro queimou. Antes de mais nada, desligue a chave (ou disjuntor) geral (localizado no quadro de disjuntores) antes de tirar a tomada do chuveiro da parede (quando houver). Lembre-se que é muito perigoso tomar choques neste tipo de instalação que, em geral, é de alta resistência.

Modelos de resistores (resistência) para chuveiros elétricos
Modelos de resistores (resistência) para chuveiros elétricos


3. Para trocar a resistência, você tem que ter em mãos a resistência adequada ao seu tipo de chuveiro elétrico. Além disso, você vai precisar de uma chave de fenda, uma escova de dentes velha (para a limpeza), fita isolante e fita de vedação. Consulte também o manual de instruções de seu aparelho, seguindo os procedimentos indicados.

4. Depois de desligar a chave geral no seu quadro de força e tirar a tomada do chuveiro da parede, inicie a desmontagem da ducha. As de plástico são mais fáceis: basta desenroscar a parte de baixo, também chamada de espalhador da ducha.

5. Troque a resistência: substitua a queimada pela resistência nova. Siga sempre as instruções do fabricante, discriminadas na embalagem.

6. Aproveite para limpar o espalhador. Com a escova de dentes, limpe suas partes interna e externa e enxagüe em água corrente.
Atenção: não utilize objetos pontiagudos que possam alterar o diâmetro dos furos, nem produtos abrasivos.

7. Para montar o chuveiro novamente, encaixe a parte que você retirou e aparafuse bem. É importante não deixar folgas para não ocorrer vazamento.

Como substituir resistor (resistência) de chuveiros elétricos
Como substituir resistor (resistência) de chuveiros elétricos


8. Antes de religar a chave geral, abra o chuveiro e deixe a água fria escorrer por um ou dois minutos. Assim, você garante a água de reserva necessária no bojo do chuveiro. Verifique se não há vazamentos por má vedação.

9. Só então, religue a chave geral do quadro de força (ou de disjuntores, dependendo da instalação elétrica de sua residência).

10. Se tiver dúvidas sobre como proceder, e para sua segurança, procure um profissional qualificado para executar a troca da resistência. Se você não conhece um bombeiro-eletricista, consulte as lojas especializadas, pois elas costumam manter um cadastro de técnicos experientes. Exija sempre referências do eletricista escolhido, e consulte pelo menos duas pessoas que tenham contratado os seus serviços.

Agora é com você, leitor.

Gostou da matéria? Compartilhe com seus amigos.

"Conhecimento só é bom quando é repassado aos outros."
__

Fonte: http://www.google.com
Veja também »