Página Inicial » Eletrodomésticos » Como instalar um ventilador de teto
Você está utilizando um navegador que não possibilita obter todos os recursos da web.
Utilize um navegador mais rápido, seguro e atualizado:

Baixe o Mozilla Firefox ou Google Chrome.

Como instalar um ventilador de teto

ÚLTIMAS LIDAS

Conheça dicas valiosas de limpeza, manutenção e instalação, além de um passo a passo ensinando como instalar seu ventilador de teto e respostas às dúvidas mais frequentes.

Publicação: November 10, 2013 Visualizações: 594
Categoria: Eletrodomésticos
Com a chegada do verão, nada mais justo que instalar um ventilador de teto em sua sala ou quarto. Até porque com o calor que está fazendo, torna-se impossível sobreviver num ambiente sem um ventilador ou ar-condicionado.

Neste artigo, você descubrirá dicas valiosas de limpeza, manutenção e instalação, além de um passo a passo ensinando como instalar seu ventilador de teto e respostas às dúvidas mais frequentes.

Dicas de Limpeza

-Mantenha seu aparelho desligado e retire o plugue da tomada;
-Utilize apenas um pano úmido com água ou sabão neutro.

Dicas de Instalação

-Para realizar a instalação, procure um profissional especializado para a tarefa, de preferência, indicado pela loja onde o produto foi comprado;

-Antes de iniciar a instalação, desligue a chave geral, verifique a tensão da rede e identifique os fios elétricos : terra, neutro e fase;

-Os ventiladores devem ter uma manutenção preventiva semestral.

-Nunca misture pás de modelos ou de fabricantes diferentes. Se tiverem pesos diferentes, o ventilador pode desbalancear e alguma peça se soltar.

-Verifique se as pás estão bem fixadas à carcaça.
Atenção na instalação: o local de fixação do ventilador de teto deve suportar uma carga mínima de 25 kg.

-As pás do ventilador de teto deverão estar em uma altura igual ou superior a 2,3 m acima do piso e a uma distância mínima de 0,5 m das paredes;

-Caso o ventilador de teto pare de funcionar por qualquer motivo, deverá ser desligado pelo interruptor e consultada a assistência técnica.

Dúvidas Frequentes

Instalei meu ventilador de teto e o mesmo está apresentando um cheiro forte de verniz. O que pode ser?
Alguns motores são envernizados para proporcionar uma maior segurança e durabilidade do produto, esse cheiro é proveniente do verniz pelo aquecimento do motor. O cheiro deve desaparecer dentro de algumas horas. Caso o problema persista, desligue imediatamente e procure um técnico.

Meu ventilador está com o motor muito quente. Será que ele está queimando?
A temperatura de trabalho especificada para ventiladores, segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), é de até 130º C, portanto o motor fica quente. Caso essa temperatura seja demasiadamente alta ou seja possível observar faíscas dentro do motor. desligue imediatamente e procure um técnico.

Processo de Instalação

Alguns modelos são mais sofisticados que outros, porém o processo de instalação é praticamente o mesmo para todos eles. Portanto, assista abaixo ao vídeo e veja que você também pode instalar seu próprio ventilador de teto.

Passo a passo da instalação de um ventilador de teto


Agora é com você, leitor.

Gostou da matéria? Compartilhe com seus amigos.

"Conhecimento só é bom quando é repassado aos outros."
__

Fonte: http://www.google.com
Veja também »